Nova Criação

ques_29_jesus_discipulos

Esse dia é o primeiro dia duma nova criação. Neste dia Deus criou ‘um novo céu e uma nova terra’. Neste dia é criado o verdadeiro homem, feito ‘à imagem e semelhança de Deus’ . Vê o mundo que foi inaugurado neste dia, neste ‘dia que o Senhor fez’. Este dia aboliu a dor da morte e colocou no mundo ‘o primogénito de entre os mortos’. Neste dia, a prisão da morte foi destruída, e os cegos recuperaram a vista, porque o astro do alto elevou-Se ‘para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte’.
Apressemo-nos, nós também, a contemplar esse espetáculo extraordinário, para não sermos ultrapassados pelas mulheres. Tenhamos nas mãos os aromas que são a fé e a consciência, pois neles está ‘o bom perfume de Cristo’. Não procuremos mais ‘O que está vivo entre os mortos’ , porque o Senhor repudia os que O procuram assim, dizendo: ‘Não Me detenhas’. Não representes na tua fé a sua condição corporal de servidão, mas adora Aquele que está na glória do Pai, na ‘condição de Deus’; e esquece a ‘condição de escravo’.
Escutemos a boa nova trazida por Maria Madalena, mais rápida que o homem graças à sua fé. E que boa nova nos traz ela? A que não vem ‘da parte dos homens, nem por meio de homem algum, mas por meio de Jesus Cristo’. ‘Escuta’, diz ela, ‘o que o Senhor nos ordenou que vos digamos, a vós a quem Ele chama irmãos’: ‘Subo para o meu Pai, que é vosso Pai, para o meu Deus, que é vosso Deus’. Que bela notícia! Aquele que, por nossa causa, Se tornou como nós, para fazer de nós seus irmãos, arrasta consigo todo o género humano para o verdadeiro Pai. Aquele que pelos seus numerosos irmãos, Se tornou, através da sua carne, primogénito da boa criação, atraiu a Si toda a natureza.

(São Gregório de Nissa)

Comentários