A herança do Senhor

‘Procurei o repouso em todas as coisas’ disse a Sabedoria de Deus; ‘e permanecerei na herança do Senhor’ (Sir 24,12). A herança do Senhor, em sentido universal, é a Igreja; de forma mais especial, é Maria; em sentido particular, é a alma de cada crente. [...] O texto continua: ‘Então o Criador do universo deu-me as Suas ordens, e aquele que me criou assentou a minha tenda. E disse-me: 'Habita em Jacó'’ (v. 8). Com efeito, procurando por toda a parte o descanso e não o encontrando em parte nenhuma, a Sabedoria de Deus, o Seu Verbo, deu-Se então como herança ao povo judeu, a quem, através de Moisés ‘falou e incumbiu’. [...] E Aquele que, por esta segunda criação, criou a Sinagoga, a mãe da Igreja, ‘repousou na Sua tenda’, na tenda da Aliança. Agora, na Igreja, repousa no sacramento do Seu Corpo.
E, como também procurou, por assim dizer, entre todas as mulheres Aquela de quem nasceria, escolheu muito especialmente Maria, que depois foi chamada ‘bendita entre todas as mulheres’ (Lc 1,28). [...] Cristo, que a criou nova criatura (cf 2Co 5,17), veio descansar no seu seio. Também a cada alma fiel e predestinada à salvação esta Sabedoria ‘incumbe e
fala’ quando quer e como quer. Fá-lo interiormente pela inteligência natural, pela qual ao vir ao mundo, ‘a todo o homem ilumina’ (Jo 1,9), e pela inspiração da graça [...]; ou seja, quer pela doutrina, quer pela criação (cf Rm 1,20). [...] E a Sabedoria de Deus, o Seu Verbo, criando e formando assim esta alma ‘em Cristo Jesus, para vivermos na prática das boas obras’ (Ef 2,10), vem repousar na sua consciência.

(Isaac da Estrela)

Comentários