O nome de Maria

O nome de Maria, que Joaquim e Ana impuseram a sua santa filha, era bastante comum entre os judeus. Encontra-se pela primeira vez na sagrada escritura para designar a irmã de Moisés. Há várias Marias no Evangelho: Maria Madalena, Maria Salomé e Maria, mulher de Cleóphas, o qual julga ter sido irmão de são José.

Podemos afirmar que Maria realizo a significação de seu nome. Significa ao mesmo tempo Senhora, isto é, Rainha e Luz. Grafava-se Miriam ou Mariam entre os judeus e adotamos a forma latina Maria.

Maria é, com efeito, Senhora ou Rainha  dos anjos, dos homens, do mundo inteiro. A Igreja a saúda muitas vezes com este nome,  principalmente nas ladainhas lauretanas. Costumamos, outrossim, chamá-la Nossa Senhora.

Maria é também nossa Luz, não, sem dúvida, como seu filho Jesus, que é o sol de justiça, mas como doce aurora que o precede, como a lua que o recorda, como a estrela matutina que o anuncia, nomes graciosos que lhe dá a Igreja.

(…)

Na verdade, depois do nome de Jesus o mais glorioso é o de Maria. Daí o costume frequente de impô-lo às crianças, na pia batismal, e aos religiosos na tomada de hábito.

# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg
 
Copyright © 2013 Amigos da Cruz