A devoção à Santíssima Virgem é necessária?

A devoção a Maria é de necessidade moral para alcançar o céu. É um penhor de salvação, uma graça de predileção, a segurança de uma proteção especial.

Maria cumula de benefícios os seus devotos. Entre os favores espirituais é preciso contar as graças de arrependimento e de conversão para os pecadores, de fervor e perseverança para os justos.

Ela auxilia os que se dedicam às obras da Igreja, livra os que a invocam nos perigos…

da alma e do corpo. Tem curado inúmeros enfermos e apareceu mais de uma vez a seus devotos.

A devoção a Maria Santíssima é necessária para a salvação, senão de necessidade absoluta, porquanto Jesus Cristo é o único medianeiro de justiça, ao menos necessidade moral.

Deus, não há dúvida, deve ser, antes de tudo, o fim essencial de nossa piedade, mas a devoção a Maria, longe de nos desviar do Criador, facilita, pelo contrário, o serviço de Deus.

(…)

Além de tudo isso, acrescentemos que não podemos honrar perfeitamente a Deus sem honrarmos a sua Mãe, do mesmo modo que não se pode reverenciar de modo conveniente um rei sem dar à sua mãe o testemunho dos mesmos sentimentos de veneração. Todo culto prestado a Maria, é, pois, em última análise, homenagem prestada a Deus de maneira indireta.

(Curso Médio de Catecismo Mariano)

Comentários